top of page

8 passos para a iluminação de salão de beleza

A grande vantagem da iluminação artificial é a possibilidade de ser trabalhada para atender aos nossos propósitos, principalmente quando não se tem a presença de luz natural. Um bom projeto luminotécnico valoriza o design do ambiente, destacando elementos e criando uma atmosfera atraente.


1) Em lâmpadas de LED você pode confiar!

As lâmpadas de LED são ecologicamente corretas, pois são duráveis e consomem menos energia, garantindo também economia. Podem ser encontradas em vários formatos e com temperatura de cor quente ou fria.


2) Fluorescentes... uma boa ideia!

Encontradas em temperatura de cor fria, possuem um custo baixo. Podem ser utilizadas nas áreas onde não se trabalha com cores, como corredor e recepção. Mas, muito cuidado! Lâmpadas fluorescentes jamais devem ser descartadas junto com o lixo comum, já que podem liberar mercúrio quando se quebram.


3) Se juntas já causam, imagina juntas?

A luz ideal para se trabalhar com cores é a natural. Porém, nem sempre temos ela disponível, por exemplo, à noite ou em locais que contam com poucas janelas, como é o caso de shoppings.


A luz quente distorce os tons, deixando-os mais aquecidos do que são de fato. A luz fria ajuda muito na visibilidade, mas quando se trabalha com cores, ela não é a mais indicada.

Uma sugestão é simular a luz do sol intercalando luzes brancas e amarelas, mas seguindo a proporção de 2 brancas para 1 amarela.


4) Sombras? Tô fora! Pego meu spot e vou embora!

A luz se propaga em linha reta, isso significa que as luminárias precisam ser direcionadas para a área onde se está trabalhando: rosto, cabeça, pé ou mão.

A correta posição diminui sombras indesejadas, evitando erros no corte de cabelo, criar falhas nas sobrancelhas, acidentes com alicate de unhas e carregar demais no corretivo ao fazer maquiagem.


5) Como uma estrela de cinema

A luz para maquiagem precisa ser posicionada a frente da pessoa, com o foco vindo de cima e nas laterais do espelho.


Espelhos camarim são uma ótima opção! Podem ter luzes circulares como um modelo antigo ou fitas de LED, dando uma aparência mais moderna.



6) Conforto visual, a gente agradece ♥

A posição do lavatório deve ser pensada de forma a não permitir que o cliente olhe diretamente para a luminária, evitando que isso ofusque sua visão e o incomode. Prefira colocar num espaço onde as luminárias fiquem um pouco atrás da cuba ou utilize iluminação indireta nessa área.


7) Evidente x discreta

A escolha das luminárias vai depender da ambientação pretendida para o seu espaço. Luminárias pendentes e lustres elegantes compõem a decoração, por isso seu uso deve ser ponderado para não gerar poluição visual. Luminárias embutidas ou com tamanho reduzido são mais discretas, podendo ser usadas para iluminação geral e destacando objetos ou texturas.


8) Opinião do cliente em primeiro lugar!

Na área de atendimento para serviços no cabelo, é comum criar iluminação geral difusa, com spots embutidos no forro, ou direta, com luminárias pendentes sobre as cadeiras dos clientes.

Colocar luzes ao redor do espelho (arandelas nas laterais ou espelho camarim), permite uma visualização melhor do resultado pelo cliente, proporcionando maior satisfação com o trabalho realizado.




Posts modelos novos (3).png

Olá, que bom ver você por aqui!

Meu nome é Mariana, eu sou arquiteta e técnica em edificações. No blog Eme ao Quadrado, você terá acesso a vários conteúdos sobre decoração, reforma e construção.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Pinterest
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page