top of page

Belíssima vitrine!

A vitrine é o primeiro contato do cliente com uma loja, pois, geralmente, fica situada na frente ou na fachada. Ela é um cartão de visita capaz de refletir a identidade de uma marca e fazer com que os consumidores sejam convidados ou repelidos para o interior do estabelecimento.


Quando se pensa na montagem de uma vitrine, três objetivos principais devem estar relacionados a esse planejamento: atração, conexão e despertar o interesse do público-alvo. Para alcançar esses objetivos é fundamental que se conheça o cliente ao qual se pretende conquistar. Saber qual é o estilo desse cliente ideal, a faixa etária, gênero, poder de compra, etc. Quanto mais informações sobre ele, mais assertivas vão ser as escolhas para essa vitrine.


Além de fazer uma montagem atraente para o público-alvo, também é muito importante considerar:

  • Organização - Carregar o espaço com excessos de informação atrapalha na visualização das mercadorias e passa uma impressão de desleixo.

  • Motivo - Você pode facilitar as escolhas para a vitrine definindo um propósito para a montagem dela, como promoções, mostrar uma nova coleção e para datas especiais.

  • Combinação - Os elementos presentes no espaço da vitrine precisam ser harmônicos entre si, conferindo um visual mais agradável.

  • Criatividade - Saber adaptar tendências do momento com os seus produtos e uma vitrine atraente vai fazer toda diferença na identidade da sua marca.

Algumas dicas podem ajudar a fazer escolhas mais eficientes para esse espaço:


Iluminação

Criar efeitos interessantes com a iluminação torna a sua vitrine mais charmosa. Procure destacar as mercadorias com maior prestígio. Por trazer uma sensação de cansaço, evite luz amarela na sua loja e prefira lâmpadas de LED, são mais econômicas e eficientes para a iluminação.

Imagem: Pinterest - VitrinaeCia


Cores

Assim como em ambientes, para existir uma estética agradável, as cores presentes na vitrine precisam ser escolhidas considerando a sensação que se deseja transmitir e a combinação entre elas. (Asssita ao meu vídeo do YouTube: "Como combinar cores na decoração de ambientes")

Imagem: Pinterest - Maleneska


Tema

Use algum acontecimento do momento como temática para a sua vitrine. Pode ser algum tema social, evento esportivo, mudança de estação ou data comemorativa. Inclusive, fica muito interessante dar ênfase a algum produto especial para presentear pessoas queridas nesses acontecimentos.

Imagem: Pinterest - Decor Fácil


Renovação e limpeza periódica

O cuidado com o espaço da vitrine fica evidente para o consumidor, então, é importante manter o lugar limpo e com novidades frequentemente. Defina algum dia da semana para limpeza e troca das mercadorias. A mudança de cenário pode ocorrer mensalmente.

Imagem: Pinterest - Mannequin Mall


História

Você pode aproveitar o espaço da vitrine e os elementos presentes para contar uma história, sendo o seu cliente ideal o protagonista. Isso vai criar uma conexão mais rápida com ele!

Imagem: Pinterest - Domestika



Cenário

O cenário vai contribuir na representação dessa história. Para conseguir os itens de decoração do espaço é possível alugar com empresas especializadas ou fazer parcerias com lojas do segmento, colocando alguma placa com créditos à loja e informações do produto próximo aos itens emprestados.

Imagem: Pinterest - Refinery29


Referências

Busque inspirações de vitrines no Pinterest, em filmes, séries, novelas, blogs do seu nicho e revistas. Referências possibilitam encontrar soluções mais criativas na composição de ambientes.

Imagem: Pinterest - Galeria da Arquitetura



O propósito principal da arquitetura comercial é tornar o espaço físico tão impactante a ponto de vender por você. Um lugar memorável encanta o cliente proporcionando a melhor experiência de compra. Além de fidelizar esse cliente, faz com que a sua loja e produtos sejam indicados para outros consumidores.






Posts modelos novos (3).png

Olá, que bom ver você por aqui!

Meu nome é Mariana, eu sou arquiteta e técnica em edificações. No blog Eme ao Quadrado, você terá acesso a vários conteúdos sobre decoração, reforma e construção.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Pinterest
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page